Gide
Uma solução de sucesso

Encontrar soluções eficazes para alcançar melhorias significativas nos índices educacionais e simplificar a complexa gestão de diferentes escolas, com a finalidade de superar eventuais limitações orçamentárias.

História da FdG

A fundação foi originalmente instituída por professores universitários provenientes da UFMG para disseminar métodos de gestão a organizações públicas e privadas de todo o país. Com a instauração do Novo Código Civil, que regulamentou a atuação das fundações para atividades específicas, os instituidores optaram por vocacionar a fundação para contribuir com o que, na sua concepção, é o maior desafio para que o desenvolvimento brasileiro aconteça: a melhoria da educação básica. O instituidor que comanda a FDG é o Prof. Dr. José Godoy, presidente do Conselho Curador da instituição.

A idealizadora do sistema Gide é a Profª Maria Helena Godoy, especialista em gestão moderna aplicada à educação. Autoridade nacional em gestão escolar, a pedagoga é hoje parte do Conselho Curador da FdG e referência técnica exclusiva da Fundação.

1973
1986
1997
2003
2016
2017
2023
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) / Metalurgia: interação com as principais siderúrgicas do País.
Início do TQC no Brasil. Entidade: Fundação Christiano Ottoni - FCO/UFMG.
Nove grupos empresariais e sete pessoas físicas instituíram a Fundação de Desenvolvimento Gerencial - FdG, com a finalidade de difundir métodos, técnicas e ferramentas gerenciais existentes na época e, assim, melhorar a gestão do País.
Nesse período, a Fundação redirecionou sua atuação para projetos eminentemente sociais. Esse redirecionamento ocorreu de acordo com o Novo Código Civil do Brasil (lei 10.406/2002).
Nos últimos 14 anos a FdG desenvolveu métodos e ferramentas gerenciais exclusivos e focados na linguagem escolar, adquirindo experiência incomparável em sua área. Neste período redirecionou seu foco de atuação para as instituições e redes educacionais particulares, redes municipais e estaduais de ensino, além de oferecer oportunidades de parcerias para empresas que se preocupam com seu papel social e desejam ser agentes transformadores das comunidades ontem atuam.
Com a aprovação da reforma do Estatuto, a FdG avança no cumprimento de sua missão e lança um curso de gestão educacional avançada, capacitando e formando pessoas em métodos e sistemas de gestão aplicados à área educacional. São oferecidos cursos teóricos e práticos para formação de gestores de alto desempenho. Paralelamente, é oferecida consultoria presencial e on-line.
Após completar 25 anos de conquistas, a Fundação reformula a sua marca e passa a se chamar Fundação da Gide – FdG. A mudança traduz o comprometimento com o propósito nobre de transformar o futuro do Brasil pela educação de qualidade.

O que dizem da FdG

Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo
Reproduzir vídeo

Como fazemos

A Gide está estruturada em uma trilha gerencial simples, focada e totalmente adaptada à língua da escola, que é percorrida sistematicamente durante a implementação dos projetos sempre com foco na melhoria dos resultados de aprendizagem.

Conhecimento consolidado

Experiência comprovada

Este livro consolida o
conhecimento gerencial da
Profª Maria Helena Godoy

Propósito

Transformar o futuro do Brasil pela educação de qualidade.

Visão

Liderar a revolução educacional brasileira para colocar o Brasil entre as 10 melhores nações em educação básica até 2040.

Valores

Entusiasmo (inspiração em Deus); Senso de propósito e liderança; Amor pelo Brasil; Otimismo; Senso de ética: amor e respeito incondicional ao próximo; Paixão por aprender; Perseverança Simplicidade.

Organização

Baixe o
nosso guia

Baixe o E-book com o detalhamento da Gestão Integrada da Educação – Gide Avançada e saiba como a FdG atua na implementação da metodologia na sua instituição.